...

O Uso da Robótica em Nosso Cotidiano

20/09/2018   Novidades


Por Christopher Gil

Atualmente os processos automatizados estão bem frequentes em nosso dia a dia, atividades que antes eram executadas de forma manual, trabalhosa e demorada, hoje são realizadas com cliques, sons e os mais variados tipos de comando.
São grandes progressos tecnológicos, uma grande evolução que tem contribuído para melhorias das organizações, empresas e da sociedade em geral, pois economizam te mpo, dinheiro e esforço.

Mesmo com todo esse progresso, há um tempo atrás eram necessários vários equipamentos para automatizar, como microprocessadores e microchips e faze-los funcionar em conjunto. Hoje a tarefa fica um pouco mais fácil pois temos como aliado (para projetos iniciais) a Placa Arduíno.

O Arduíno é como um “computadorzinho” montado numa única placa, como dito, além de ser esse hardware o mesmo também tem sua parte lógica, no qual enviamos os comandos para executar determinada ação.

digital - max - robotica

Para trabalhar com o Arduíno, você não precisa ser especialista em mecatrônica, automação ou robótica em sí, mas é excelente para o iniciante dessas áreas que possua criatividade aliados a boas ideias.

Um detalhe importante do Arduíno, é que o mesmo é completamente open-source, da mesma forma que os outros softwares que usamos na Digital Max, ou seja, você pode alterar, remover ou acrescentar peças e equipamentos da placa de Arduíno, bem como o software.

Exemplos de avanços que podemos citar são os semáforos que acendem e apagam as luzes durante determinado tempo, sensores de luz que fazem os postes de luzes acederem sozinhos, sensores de presença muito utilizados em corredores e escadarias escuras, painéis e letreiros de ônibus e estabelecimentos que mudam as palavras (na verdade os leds acendem).

Sensores de som, que hoje acendem ou apagam as lâmpadas com um simples bater de palmas, sensores de temperatura entre outros.

Pequenas engrenagens também podem ser movidas, através de controles remotos ou físicos com alavancas, potenciômetros e botões, é o caso de projetos de carrinhos, braços robóticos e até drones. Utiliza-se também diversos tipos de tecnologia.

Isso para pequenos projetos. Já no mercado os processos são um pouco mais complexos, como:

Automação de tarefas como vemos em sites de e-comerce, ao comprar produtos pela internet.

No setor de transporte por exemplo, os clientes e empresas podem rastrear o veículo em tempo real usando aplicativos rastreadores.

Na indústria, principalmente dos setores alimentícios a automação robotizada é indispensável, pois facilita a otimização do controle de pedidos de insumos, é eficaz na gestão de estoque de matéria-prima e também ajuda categorização dos alimentos por peso, valor, condição de armazenamento e qualidade.

Nos setores administrativos no qual geralmente há necessidade de ouvir clientes e funcionários o processo automatizado registra ocorrências, contatos e sugestões. Encaminhar ocorrências para os devidos departamentos, monitora do tempo de atendimento e período de resposta, recebe feedbacks e ainda avalia o nível de satisfação do cliente.

Enfim, os benefícios são inúmeros para organizações, para o “curioso” que esteja afim de aprender robótica é excelente, pois o mesmo estará mais preparado parao mercado de trabalho. O mundo vive numa dependência dessas tecnologias. Aprender robótica não significa apenasbuscar uma trajetória na área de tecnologia, mas trará benefícios carregados pelo resto da vida.

Um Kit inicial custa em torno de R$ 100,00 em lojas de eletrônicos ou sites de venda na internet, como o mercado livre.

Não perca tempo, comece agora mesmo!

(76)